WhatsApp, o seu grande aliado no relacionamento com os clientes durante a quarentena

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Continue usando a ferramenta para se comunicar com a clientela, vender produtos e já oferecer os serviços que estarão disponíveis na reabertura do salão de beleza

 

Quem diria que o WhatsApp, ferramenta que foi lançada em 2009, seria um grande aliado nos negócios. O aplicativo de troca de mensagens vai além do que as pessoas imaginam e também é um ótimo meio de comunicação.

Neste momento que estamos vivendo devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o WhatsApp tem sido essencial. Com comércios, salões de beleza e centros de estéticas fechados, o aplicativo é uma das formas de manter o contato com os clientes e evitar mais prejuízos para os próximos meses.

 

Se no seu salão de beleza você vende alguns produtos, por exemplo, essa é a hora de ativar o seu WhatsApp Business. Os seus clientes podem continuar comprando o que você oferece, sem sair de casa. Aproveite a ferramenta para comunicar como será o retorno e saber o que a clientela gostaria de fazer quando puder voltar ao salão. Mostre também os serviços que estarão disponíveis. Abaixo, confira como utilizar o app da melhor maneira possível.

 

  1. Aproxime-se do seu cliente

Não adianta disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços. Primeiro aproxime-se do cliente e explique o motivo do seu contato. O WhatsApp Business é uma ferramenta que as pessoas utilizam de forma pessoal para interagir com os mais próximos, por isso, vale não ser invasivo e incomodar.

 

2. Hora de segmentar a sua lista de contatos

Sempre falamos da importância de cadastrar seus clientes no salão, pois é nessa hora que é preciso ter os contatos atualizados. Lembre-se também de pedir autorização para o envio de mensagens pelo aplicativo. Aproveite a quarentena para criar listas de contatos de forma segmentada.

 

3. Divulgue o número do WhatsApp do seu salão

É importante destacar o número do WhatsApp em todos os materiais em que a marca do salão é divulgada. Na quarentena vale intensificar a divulgação do número nas redes sociais.

 

4. Tags

As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, serviços realizados no salão, dentre outras categorias que você achar importante.

 

5. Recursos das listas de transmissão

As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp Business, mas com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual, isso faz com que o seu cliente se sinta importante por receber o seu contato. Crie a sua lista com até 256 contatos.

 

Para criar basta acessar a tela de conversas, clicar em ‘nova transmissão e escolher a opção ‘nova lista’. Depois selecione os contatos que deseja adicionar e toque no ícone ‘criar’. Atenção, pois os contatos precisam estar na agenda do celular e o seu número precisa estar registrado no celular do cliente.

 

  1. Tenha um número exclusivo

É fundamental ter um número exclusivo para o uso do salão, pois isso irá garantir a sua privacidade e tornará o atendimento mais profissional, organizado e seguro para todos.

 

2. Bom atendimento

Além de um ótimo canal de venda de produtos, o WhatsApp será uma forma de fazer agendamentos e tirar dúvidas relacionadas aos serviços e valores. Aproveite essa praticidade a seu favor.

 

3. Link direto e acompanhe as estatísticas

Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com o salão. Além disso, é importante saber se seus clientes estão visualizando as campanhas. No WhatsApp Business é possível verificar um relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

 

Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em ‘configurações’. Selecione ‘configurações da empresa’, e depois ‘Estatísticas’. Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.

 

As vantagens de utilizar o WhatsApp ainda não acabaram. Você sabia que é possível criar um catálogo na ferramenta? Sim, é possível.

 

9 – Catálogo no WhatsApp Business

Desde o final de 2019, o aplicativo permite criar um catálogo com a sua marca para apresentar produtos e serviços. Com mais essa chance nas mãos, basta adicionar fotos, descrições, preços e até mesmo link para pagamento em algumas plataformas como Mercado Livre, Pagseguro, Bling, dentre outras.

 

O catálogo de produtos é uma ótima maneira de mostrar a diversidade de serviços oferecidos no seu salão ou até mesmo para a venda de produtos. A ferramenta do WhatsApp também é um ótimo recurso para quem ainda não possui uma loja virtual ou um site.

Pronto, chegou a hora a de ativar o seu WhatsApp Business e fazer com que o seu negócio não pare de crescer.

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