TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE BELEZA EM 2020

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na categoria Empreendedorismo

Texto: Janaina Hassim / Estetika em Revista

 

Os avanços da tecnologia e as constantes mudanças no comportamento do consumidor demandam que empresas e marcas estejam por dentro de novas tendências de mercado para se atualizarem e se diferenciarem em seus segmentos. Além disso, a forma de comunicação com o público consumidor mudou consideravelmente. E quem não se adequar, pode não atingir (ou mesmo até perder!) o seu público-alvo. Isso vale para todos os setores, inclusive para a área de beleza. Podemos dizer que as novas tendências e inovações de mercado vão girar em torno de um marketing de conteúdo mais criativo, profundo e personalizado. Aqui, apresento as principais tendências para o próximo ano!

 

1. PARCERIAS PROFISSIONAIS E DESMEMBRAMENTO DE SPAS E SALÕES
Uma das principais tendências é a união das áreas para oferecer diversos benefícios que o cliente pode ter. Vale destacar a importância de firmar parcerias profissionais para agregar serviços estéticos, bem-estar, nutrição e fitness. Além disso, spas e salões estão se desmembrando, com o surgimento de centros especializados unicamente em cabelos, ou centros exclusivos para procedimentos médicos e estéticos, por exemplo.

 

2. COCRIAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO

“Minha beleza, minhas regras”. O consumidor está cada vez mais inserido nos processos de criação de produtos e serviços porque essa é uma das demandas dele: se enxergar no que vai consumir e se identificar com isso. Logo, vemos mais empresas tentando entender as necessidades de cada perfil de cliente para serem mais assertivas nas soluções que desenvolvem. E mais: vemos a união de marcas e profissionais conceituados para o desenvolvimento de produtos adequados às necessidades de trabalho.

 

OUÇA O CLIENTE
O consumidor deseja ser ouvido e quer que seu contato com as empresas seja uma via de mão dupla. De acordo com uma pesquisa da Salesforce, em 2017:
– 64% dos consumidores disseram esperar que as empresas respondam e interajam com eles em tempo real;
– 72% dos consumidores disseram esperar que as empresas entendam suas necessidades e expectativas;
– 66% falaram que, provavelmente, trocarão de marca caso se sintam tratados como um número, e não como um indivíduo.

 

PRODUTO EXCLUSIVO
Uma marca francesa desenvolveu uma ação nas lojas Nordstrom, nos Estados Unidos, com um scanner facial que escaneia 3 partes do rosto. Em seguida a cliente declara qual o seu tipo de pele, escolhe um nível de cobertura e uma máquina cria o tom de base perfeito para cada um, personalizando até o rótulo da embalagem com o nome do consumidor.

 

3. ECOFRIENDLY
O consumidor atual está cada vez mais atento às questões que envolvem sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Com os impactos ambientais cada vez mais preocupantes, gerou-se a necessidade de adaptação de todos os mercados para produções que minimizem problemas como as alterações nas condições climáticas, poluição, desmatamento e preocupação com a água, por exemplo. Essa questão ambiental amplamente discutida nas redes sociais traz a demanda de soluções com matéria-prima de origem vegetal, orgânica, sustentável, ausência de testes em animais, embalagens recicláveis, entre outras iniciativas que destaquem a preocupação com o meio ambiente.

– 75% da geração millenial espera ações sustentáveis de suas marcas de cosméticos;
– 29% dos brasileiros preferem comprar de empresas que têm prática sustentável.

Fonte: Nielsen

 

4. DIGITAL
Tornar as experiências tradicionais em interativas, usando ferramentas de marketing digital para impulsionar as vendas nos serviços estéticos e agregar mais à experiência do consumidor e à tão desejada personalização pela qual os consumidores tanto desejam. Vale usar uma foto de realidade aumentada da pele ou exemplos de processos de cirurgias plásticas. Além disso, contar com softwares de agendamento online e automatizar processos de atendimento com o WhatsApp Business são maneiras bem simples e acessíveis de melhorar a experiência do cliente.

 

5. BELEZA TECNOLÓGICA
A tecnologia vem inovando cada vez mais a indústria da beleza. Há gadgets, apps e outras inovações que já conquistaram o consumidor e podem ser aliados de tratamentos estéticos. Os apps de transformação são de grande ajuda para que o cliente possa enxergar os resultados de um serviço escolhido ou até mesmo servir de apoio no processo de escolha do resultado final. Há ainda gadgets que utilizam sensores de pele via bluetooth para analisar a pele e oferecer sugestão de rotina de limpeza personalizada para cada usuário, por exemplo. Outra novidade é o uso de tecnologia de drone aplicada na área de beleza: com o Cosmetic Drone, o ingrediente ativo é inserido em uma cápsula feita de material biodegradável que encontra o adipócito e libera o conteúdo ativo diretamente dentro da pele, realizando sua ação somente onde for necessário, otimizando a eficácia. Há ainda aplicativos exclusivos, que promovem a digitalização da pele, a localização de problemas e a personalização pode ser realizada por telefone.

 

O mercado global de dispositivos de beleza representa uma oportunidade de U$ 74 bilhões, permitindo maior personalização para os consumidores.
Fonte: CB Insigthts/2019

 

“COM O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS, AS DEMANDAS DE TRABALHO FICAM MAIS EXIGENTES E É PRECISO AUMENTAR CADA VEZ MAIS A CRIATIVIDADE PARA MANTER UMA LINHA DE COMUNICAÇÃO ATUAL E ATRATIVA”

 

6. INFLUENCERS VIRTUAIS
As influencers virtuais vêm com tudo em 2020. As personagens criadas por computação gráfica 3D, como @lilmiquela, @noonoouri e @shudu.gram, trazem uma experiência diferenciada entre o consumidor e a marca, algo cada vez mais importante atualmente. Devido à oportunidade aberta no mercado e com o crescimento das startups brasileiras voltadas à tecnologia devem aparecer mais influenciadoras virtuais – lembrando que aqui estamos falando de avatares e não pessoas reais. Vale a pena ficar de olho e ver até onde vai essa inovação.

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