Um Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores, de acordo com o site RS4E. Com salões de beleza, isso não é diferente. Para um salão ser bem sucedido, uma série de fatores devem ser considerados e bem pensados para que você faça uma gestão de sucesso e a administração seja eficaz. Sem isso, ele pode afundar antes mesmo de começar.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

A partir do plano de negócios é que se percebe se uma empresa tende a dar certo ou não, ditando inclusive o momento certo para isso. É esse planejamento que faz com que o gestor saiba se está em seu devido lugar para dar início a seu projeto e eliminar o maior número de riscos possível para viabilizá-lo, saber se valerá a pena, em quanto tempo seu investimento dará retorno e todas as prospecções que um salão pode exigir para mensurar sua qualificação para manter-se no mercado. O plano de negócios também serve como o guia que mostrará o norte a ser tomado em cada uma das decisões tomadas em relação ao seu salão, tanto da sua parte quanto da parte da equipe escolhida para o estabelecimento, além de indicar o que pode ser melhorado cada vez que existir algum desvio desse planejamento ou que exista alguma possibilidade de investimento para impulsionar o salão.

COMO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA SEU SALÃO

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibilizou um eBook completo relacionado ao tema que incorpora um modelo de plano e dicas sobre cada um dos itens que são importantes para criar um plano de negócios eficaz. Confira o eBook na íntegra clicando AQUI.

Veja também o modelo que a empresa preparou: