1. Procure a perfeição

Quem conhece pelo menos um pouco da história do fundador da renomada Apple, sabe o quanto Jobs era atento aos detalhes de cada parte dos produtos da marca. Para ele, cada item importava como se fosse o único, tanto que um dia antes do lançamento da primeira versão do iPod, a equipe passou a noite trocando os plugs dos fones de ouvido porque o CEO acreditava que eles não reproduziam apropriadamente os sons.

  1. Fale com experts

O ser humano é como uma esponja: absorve um pouco de cada lugar onde vai e de cada uma das pessoas das quais se rodeia. Jobs achava essencial se manter próximo a especialistas para obter o melhor de si mesmo e nos produtos desenvolvidos pela Apple.

  1. Seja impiedoso

As equipes de Steve Jobs trabalharam duro em uma espécie de Palm Pilot e o desenvolvimento só foi encerrado quando Steve percebeu que os smartphones tomariam o lugar desses aparelhos de forma rápida. Mesmo assim, Jobs se orgulhava de produtos como esse, que não foram lançados.

  1. Esqueça dos Focus Groups

Ao invés de utilizar focus groups para testar os produtos da Apple (técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes), ele mesmo levava cada item para casa para testá-los por meses.

  1. Nunca pare de aprender

Steve Jobs absorveu muito das diferentes experiências que teve na vida em relação a estudos. Ele trancou seu curso na Reed College, onde aprendeu física, literatura e poesia, mas, durante as aulas, estudou conteúdos sobre caligrafia que o levaram a prestar extrema atenção em cada fonte colocada nos produtos Apple. Além disso, buscava fontes de inspiração diferenciadas, como passear por estacionamentos para ver carros importados e ter ideias para o primeiro iMac.

  1. Simplifique

Ao olhar para os produtos da Apple, é perceptível o toque minimalista que os produtos tem. Mas veja bem: a simplificação não fica só do lado de fora, mas também na parte interna de cada aparelho. Jobs reduzia os equipamentos ao mínimo possível de peças de hardware para ficar apenas o fundamental. Em uma dessas simplicações, Jobs tirou o botão de ligar e desligar do iPod e criou a tecnologia do Click Wheel.