Como atrair clientes para um salão de beleza?Como atrair clientes para um salão de beleza?Como atrair clientes para um salão de beleza?Se você está começando, abrindo uma nova unidade ou simplesmente tocando o seu salão de beleza. Não importa, saber como fazer marketing para salão de beleza é essencial para divulgar e atrair clientes neste mercado tão dinâmico.
Também não importa se você é autônoma ou dono de uma grande rede de salões. Tampouco se possui formação na área de marketing, publicidade e internet. Todas as dicas que apresentamos aqui são simples e fáceis de implementar.Antes de falar as dicas, gostaríamos de propor um exercício fundamental do marketing: definir o perfil de sua clientela.

1. Quem é o cliente mais comum do seu cliente? Idade, preferências, classe social, profissão/ocupação e etc.

2. O que fazem? Liste o que esses clientes gostam de fazer, de ir, de ler, assistir, sobre o que conversam e outras características que pode te dar idéias interessantes.

3. Por que os clientes fieis te amam? Liste também porque seus clientes de anos ainda voltam para você, pelo que você é reconhecida, quais elogios que recebe e etc.

Esses três pontos irão fazer com que você escolha as melhores idéias e que elas tenham mais chances de dar certo!

Folhetos e Circulares: Antes de qualquer coisa o seu material deve ser bonito. Por que alguém iria para um salão que o material é “pobre”?!  Não se esqueça de colocar endereço, telefone e serviços oferecidos neste panfleto. Uma sugestão é fazer com que o próprio panfleto se torne um cupom. Preocupe-se depois com os horários, onde entregar e para quem. (Agora aquele exercício anterior faz todo sentido né?). Outra dica é treinar bem quem vai entregar – e representar o seu negócio;
2) Anuncie em Classificados e em Jornais ou Revistas Locais: Todo bairro comercial possui uma rede de circulares, basta andar um pouco para encontrar. Ofereça uma promoção para o primeiro cliente e tente aparecer pelo menos 2 vezes ao mês nesses veículos locais. Vale lembrar que neste caso resultados instantâneos são raros. Portanto, se estiver com orçamentos curtos pense duas vezes;

3)Parcerias Locais: Associações de bairros, sindicatos, escolas/universidades, clubes e grandes empresas são ótimos alvos para parcerias. Ofereça condições especiais para os funcionários e associados. Normalmente nessas grandes organizações você precisa falar com a pessoa certa, quem decide. O presidente e diretor principal pode ser o seu alvo mas em alguns casos gerente/diretores de RH que cuidam do bem estar da empresa podem ser a pessoa com quem deseja falar. Para chegar nessas pessoas é preciso cativar o porteiro, estagiário ou secretária; invista. Não fique com vergonha, você é excelente no que faz e não precisa ter medo de divulgar para todos. Lembre-se de acordar a colocação de banners, panfletos e/ou cartazes do seu salão.

4) Rede de Lojas e estabelecimentos da Região: A pizzaria, supermercado, academia ou farmácia vizinha pode ser um ótimo aliado. Você leva clientes para eles e eles para você. Justo não? Não seja tímido, passe lá e marque uma conversa rápida. Lembre-se de já pensar no que o parceiro pode ganhar também;

5)Faça um Instagram:Instagram tem sido a sensação para hairstylist no mundo todo. Divulgue as fotos do seu estabelecimento, clientes e trabalho. Acompanhe sua clientela e interaja com ela;


6)Faça uma fanpage no Facebook: Ter uma página profissional no facebook é primordial, para não dizer básico. Lá você pode divulgar promoções, avisar sobre mudanças e novidades, compartilhar fotos de seus profissionais e até mesmo receber marcações por chats. Existem salões na Europa que praticamente recebem agendamentos apenas pelo facebook;

7) Organize Eventos e Happy Hours: Receber clientes, amigos e vizinhos é sempre uma boa oportunidade para que sua marca fique na “boca do povo”. Comemore o aniversario do seu salão, o dia do cabeleireiro ou qualquer outra data importante. Oferecer um espumante e entradas faz parte do protocolo. Mas inovar em sucos, batidas, chás, cafés e tortas pode ser uma ótima. O orçamento apertou? Invista em parcerias!

8) Parceria com Fotógrafos Locais: Fotógrafos estão sempre precisando de maquiadores e estilistas para os seus trabalhos. Além de muitas vezes ser pago por seus serviços no local, os estilistas obtém o crédito junto com o fotógrafo por quaisquer fotografias publicadas;

Tire fotos de Clientes e as poste online de forma consistente: Mantenha uma câmera digital acessível e tire fotos de seus cortes e estilos regularmente. Como a maioria das pessoas têm um impulso de autoconfiança depois de um corte de cabelo ou estilo, muitos ficarão felizes em posar para algumas fotos. Escolha suas fotos melhores e mais diversificados e certifique-se de publicá-las em seu site, fanpage e Instagram. Lembre-se de pedir autorização da cliente e marcá-la nas fotos;
10)    Cartões de Visita: Você e todos que trabalham com você devem agir como um outdoor. Portanto, ter um cartão de visitas – bonita é claro – sempre em mãos é importante, acredite. Uma dica é fazer o próprio cartão de visita o “controlador do programa de fidelidade”;


11)    Incentive postagem nas Redes Sociais: Suas clientes com certeza possuem algum perfil na rede social e, naturalmente, um celular que tire boas fotos. Faça campanhas – cartazes, no espelho e verbalmente – incentivando que elas tirem fotos enquanto pintam as unhas, cortam o cabelo ou tomam um banho relaxante. Ofereça descontos em produtos, serviços ou um agrado simples;


12)   Comece um Blog:  Nada funciona melhor em marketing na internet do que tornar-se um recurso de informações específicas . Como um cabeleireiro, por exemplo, você provavelmente pode facilmente pensar em produtos que você pode indicar, ou tranças difíceis que você pode escrever tutoriais sobre como fazer. Divulge os vídeos, imagens ou textos em seu site e facebook. Estes artigos podem aumentar a sua visibilidade no Google além de criar fidelidade com sua clientela;


13)   Faça Concursos: Um bom corte de cabelo custa apenas o seu tempo, e pode trazer novos clientes. Concursos do tipo:  quem tirar a melhor foto marcando o seu perfil na foto  fizer o melhor depoimento no seu site ganha um corte de cabelo;

Fique em Dia com as Tendências mais Quentes: Esta indústria muda rápido. Estar sempre atualizado e na vanguarda do que acontece ajudar que você seja falado no boca a boca por suas clientes. Fez um tratamento novo? Uma cor de unha que acabou de lançar? Imagine o que suas clientes não vão falar tirar fotos e compartilhar;

Hospedar uma Promoção em um Local Público: Alguns salões de beleza e centros de estética participam de eventos musicais, artísticos e de moda ou simplesmente criam uma loja temática em um parque local (com permissão), oferecendo cortes gratuitos ou vendendo produtos exclusivos. Estes eventos não só lhe dão exposição, mas também permitem que você distribua seus cartões de visita e cupons de desconto;

Tente Marketing SMS: O envio da mensagem de texto ocasional para seus clientes pode ter um grande impulso em reservas. Lembretes ou avisos para promoções especiais só é recomendado para cliente regular, porém, como clientes muito antigos já pode ter encontrado um novo cabeleireiro e pode se sentir desconfortável pedindo-lhe para parar de mensagens deles. Atente-se à freqüência e quantidade de mensagens, não seja aquele vendedor de imóveis inoportuno;

Tente E-mail Marketing e Newsletters: Se você já começou o seu blog, você não terá problemas para preenchimento de um boletim eletrônico mensal para seus clientes. O boletim pode apresentar promoções, notícias e todas as mensagens informativas que você está adicionando ao seu site. Comprar base de emails não traz bons resultados, acredite. É melhor ter poucos, mas valiosos emails;
18)   Invista em Anúncios Pagos no Google: O Google oferece a possibilidade de você anunciar para aparecer nas primeiras páginas. Então quando alguém estiver procurando, por exemplo, “manicure São Paulo” você irá aparecer na parte de anúncios pagos com maiores de chances de conquistar a clientes do que a concorrência. No entanto para fazer é preciso ter o seu “ambiente online” – website, redes sociais, blog e etc – já preparado;

19)    Faça um Website: Ter um website não é essencial! Do que adianta ter um site se ele não é atualizado, não traz novidades e ainda não é muito atrativo? No entanto, se você souber usar essa ferramenta ela pode ser essencial para alavancar seu salão;

20)    Venda seus Produtos Online: Muitos salões de cabeleireiro e centros de estética vendem produtos cosméticos. Por que não vende-los pela internet também?

 

Até as próximas dicas!